Oi galerinha!

Eu estou aqui pra dizer que neste blog você poderá encontrar tudo sobre animais, e seus abitart.
Esse blog é também uma maneira de ajudar quem pouco sabe sobre seu próprio animal, pois nossas aves, tartarugas que tem a espécie de origem selvagem, possuem uma necessidade maior em relação aos seus cuidados tais como sua alimentação,cativeiro,hábitos diários, e até mesmo o clima a sua volta.Por isso estamos aqui!Pra te ajudar a cuidar e conhecer melhor seus bichinhos desde os maiores até os menores.
Aqui também você ira encontrar informações sobre espécies não domesticáveis e proibidas em cativeiro, porem muito interessantes e belas.
Espero que você se divirta conheço mais o meu blog!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Maritaca

   

Maritaca é um termo popular para se referir as diversas espécies de aves da família dos psitacídeos. Dependendo da região, as maritacas são assim denominadas para as aves de médio porte, menores que os papagaios

Dentre as diversas formas populares e regionais, a maritaca é também chamada de maitaca, baitaca, cocota, humaitá, maitá, sôia, suia, caturrita, entre outras tantas.

São neotropicais, de corpo atarracado e cauda curta, semelhantes aos papagaios. Têm, em média, uma expectativa de vida de trinta anos. Medem de 27 a 29 centímetros e podem pesar de 230 a 250 gramas.
Vivem em uma variedade de habitat que inclui florestas úmidas, de galeria, savanas e áreas cultivadas, até os 2 000 metros de altitude. Geralmente, voam em bando de seis a oito indivíduos, por vezes até de cinquenta aves quando a comida é muito abundante. Costumam banhar-se em lagos para se refrescar. Se alimentam de frutos e sementes, tais como pinhão do pinheiro-do-brasil e frutos da figueira. Também se alimentam de mangas quando apresentam frutos em formação.

A reprodução das maitacas costuma ocorrer de agosto a janeiro. O casal afasta-se do grupo à procura de um oco formado nas árvores. A fêmea põe de três a cinco ovos brancos com um período de incubação de 23 a 25 dias e o macho, geralmente, permanece no ninho durante o dia. As crias são totalmente dependentes dos pais (altriciais) e saem do ninho com aproximadamente 55 a sessenta dias

Curiosidades

  • As maritacas não possuem o sexo visível a olho nu;
  • Esses animais costumam ser vistos em bando;
  • Um adulto chega a pesar cerca de 250 gramas;
  • O acasalamento das maritacas acontece entre os meses de agosto a janeiro;
  • Costumam dar de três a cinco ovos.


Do que se alimenta as maritacas

 

De acordo com biólogos que estudam esse tipo de espécies a alimentação das maritacas deve conter frutas como: abóbora, banana, mamão e laranja, também podem ser acrescentados às refeições castanhas e milho verde.

 Se você tem uma maritaca cuide bem dela

Como qualquer outro animal o pássaro maritaca não é muito adepto de viver preso em gaiola, porém a maioria dos donos costumam deixá-los assim para evitar que vão embora, mas cuidado dê uma certa liberdade ao seu bicho de estimação.

Crie-o em uma área verde onde ele possa reconhecer, pelo menos, um pouco do seu habitat e faça o possível para que a ave acostume com o ambiente e se sinta livre para voar e voltar ao lar.

Não se esqueça de dar água, a ingestão de líquido é muito importante, deixe em algum local pré-definido um pote onde ao sentir cede a maritaca possa se satisfazer.

Arara Nanica


Arara Nanica









origem:Leste da Venezuela, nas Guianas e no Norte do Brasil
esperança de vida:20 a 35 anos
nome científico:Diopsittaca nobilis ou Ara nobilis
distribuição:Leste da Venezuela, nas Guianas e no Norte do Brasil
família:Psittacidae (Psitáceos)
tamanho:28 para 33 cm
compatibilidade: boa barulho: alto capacidade de canto: não muito melodioso
Descrição
Com apenas 30 cm de comprimento, são as araras mais pequenas existentes na Natureza. Para além do tamanho, o que distingue a Arara Nanica das outras araras são os ombros, parte superior da asa,coloridos a vermelho o que contrasta com o característico verde das araras anãs.

Não existe dimorfismo sexual, ou seja, os machos e fêmeas são idênticos. Apenas exames de ADN podem determinar o sexo destas aves..
Temperamento
Calmas, gentis, inteligentes e brincalhonas, vivem para amar e serem amados.  São aves muito sociáveis, tal como os papagaios, na sua generalidade. Contudo, para isso, necessitam de ser socializadas desde cedo com os restantes membros da família para que não se apeguem a uma só pessoa. Muito próximas do dono, necessitam de muita atenção para que não se sintam deprimidos.

Como animais de estimação, são excepcionais quando criados à mão. Gostam de crianças desde que estas os respeitem. Sendo aves extremamente inteligentes necessitam de ter à sua disposição brinquedos que os desafiem. Poderão ser barulhentos, especialmente, quando excitados ou assustados, em resposta a outras aves, ou em busca de atenção.

Ambos os sexos têm uma boa capacidade de aprendizagem para repetição de palavras/frases com pronúncia bastante clara, e para truques. Contudo esta capacidade varia conforme o exemplar.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Arara-canindé


Arara-canindé
A arara-canindé é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Conhecida também como arara-de-barriga-amarela, canindé, arara-amarela e ara-arauna. É um dos psitacídeos mais espertos
Não é considerada como sendo ameaçada, embora seja apreciada como ave de gaiola. Suas populações estão diminuindo e algumas delas já estão extintas. Em Trinidad foi realizado um processo de reintrodução bem sucedido.

Características


Mede cerca de 80 centímentros de comprimento. Grande e de rabo longo. Inconfundível e vistosa coloração azul ultramarino no dorso, e amarelo-dourado na parte inferior desde a face, ventre até o rabo, garganta com linha negra e área nua na cabeça com linha de penas negras. Os jovens têm as asas e o rabo café-acizentado e os olhos pardos.

arara-canindé adulto

arara-canindé jovem

Alimentação


Migra em certas épocas do ano, em busca de alimento. Desloca-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação. Alimenta-se basicamente de sementes, frutas e nozes.

arara-canindé se alimentando

Reprodução


Nidificam entre dezembro e maio em buracos no tronco de grandes palmeiras mortas, entre 10 e 25 metros de altura, pondo 2 ovos, que são incubados por 24-26 dias.

Casal de arara-canindé

Ninho de arara-canindé

Filhote de arara-canindé

Hábitos


É localmente comum na copa de florestas de galeria, várzeas com palmeiras (buritizais, babaçuais, etc.), interior e bordas de florestas altas, a cerca de 500 m de altitude. Vive em pares ou em grupos de 3 indivíduos, combinação mantida também quando formam-se bandos maiores de até 30 indivíduos.

Bando de arara-canindé

Distribuição Geográfica


Desde a Amazônia até o Paraná, sendo que antigamente chegava até Santa Catarina. Encontrada também no leste do Panamá e norte da Colombia, Venezuela, Guianas, Perú, Bolivia, até o norte de Argentina e Paraguai e no oeste do Equador.