Oi galerinha!

Eu estou aqui pra dizer que neste blog você poderá encontrar tudo sobre animais, e seus abitart.
Esse blog é também uma maneira de ajudar quem pouco sabe sobre seu próprio animal, pois nossas aves, tartarugas que tem a espécie de origem selvagem, possuem uma necessidade maior em relação aos seus cuidados tais como sua alimentação,cativeiro,hábitos diários, e até mesmo o clima a sua volta.Por isso estamos aqui!Pra te ajudar a cuidar e conhecer melhor seus bichinhos desde os maiores até os menores.
Aqui também você ira encontrar informações sobre espécies não domesticáveis e proibidas em cativeiro, porem muito interessantes e belas.
Espero que você se divirta conheço mais o meu blog!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Maritaca

   

Maritaca é um termo popular para se referir as diversas espécies de aves da família dos psitacídeos. Dependendo da região, as maritacas são assim denominadas para as aves de médio porte, menores que os papagaios

Dentre as diversas formas populares e regionais, a maritaca é também chamada de maitaca, baitaca, cocota, humaitá, maitá, sôia, suia, caturrita, entre outras tantas.

São neotropicais, de corpo atarracado e cauda curta, semelhantes aos papagaios. Têm, em média, uma expectativa de vida de trinta anos. Medem de 27 a 29 centímetros e podem pesar de 230 a 250 gramas.
Vivem em uma variedade de habitat que inclui florestas úmidas, de galeria, savanas e áreas cultivadas, até os 2 000 metros de altitude. Geralmente, voam em bando de seis a oito indivíduos, por vezes até de cinquenta aves quando a comida é muito abundante. Costumam banhar-se em lagos para se refrescar. Se alimentam de frutos e sementes, tais como pinhão do pinheiro-do-brasil e frutos da figueira. Também se alimentam de mangas quando apresentam frutos em formação.

A reprodução das maitacas costuma ocorrer de agosto a janeiro. O casal afasta-se do grupo à procura de um oco formado nas árvores. A fêmea põe de três a cinco ovos brancos com um período de incubação de 23 a 25 dias e o macho, geralmente, permanece no ninho durante o dia. As crias são totalmente dependentes dos pais (altriciais) e saem do ninho com aproximadamente 55 a sessenta dias

Curiosidades

  • As maritacas não possuem o sexo visível a olho nu;
  • Esses animais costumam ser vistos em bando;
  • Um adulto chega a pesar cerca de 250 gramas;
  • O acasalamento das maritacas acontece entre os meses de agosto a janeiro;
  • Costumam dar de três a cinco ovos.


Do que se alimenta as maritacas

 

De acordo com biólogos que estudam esse tipo de espécies a alimentação das maritacas deve conter frutas como: abóbora, banana, mamão e laranja, também podem ser acrescentados às refeições castanhas e milho verde.

 Se você tem uma maritaca cuide bem dela

Como qualquer outro animal o pássaro maritaca não é muito adepto de viver preso em gaiola, porém a maioria dos donos costumam deixá-los assim para evitar que vão embora, mas cuidado dê uma certa liberdade ao seu bicho de estimação.

Crie-o em uma área verde onde ele possa reconhecer, pelo menos, um pouco do seu habitat e faça o possível para que a ave acostume com o ambiente e se sinta livre para voar e voltar ao lar.

Não se esqueça de dar água, a ingestão de líquido é muito importante, deixe em algum local pré-definido um pote onde ao sentir cede a maritaca possa se satisfazer.

12 comentários:

  1. Gostei das informações. Tenho um casal de maritacas criando sob o telhado de minha garagem. Ofereço apenas sementes de girassol, para evitar o acúmulo de pardais e pombas.Eles devem voltar no ano que vem? Não vou fechar a entrada, gosto deles por aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia. Tenho uma maritaca e nas pesquisas, que fiz, descobri que não é bom dar em muita quantidade o girassol, por conter muito óleo e ser prejudicial para o fígado das maritacas.Só um alerta, ok?

      Excluir
  2. Estou com uma conhecida que quer dar uma maritaca que herdou do Cunhado q faleceu. E proibido ter em casa. Estou com receio de ficar. Amo animais e tenho varios e pelo fato de ver q ela não liga pro bichinho. Conversei e ela que dar. Mas preciso saber se é ilegal.

    ResponderExcluir
  3. Estou com uma conhecida que quer dar uma maritaca que herdou do Cunhado q faleceu. E proibido ter em casa. Estou com receio de ficar. Amo animais e tenho varios e pelo fato de ver q ela não liga pro bichinho. Conversei e ela que dar. Mas preciso saber se é ilegal.

    ResponderExcluir
  4. Oi,tenho uma maritaca ela já come mamão e dou água mais gostaria de acrescentar mais alguma fruta. Ainda não quero dar ração. O que poderia oferecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CaCau, você poderia oferecer abóbora, banana, e laranja, também podem ser acrescentados às refeições castanhas e milho verde.

      Excluir
  5. olá eu acabei de acolher um filhote de maritaca e estou dando mingau de fubá ela não abre o bico pra comer não sei o que faço e nem o que dou pra ela, ela caiu na minha casa e não tem como soltá-la os gatos vão comer ela mi ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Patricia, você pode oferecer frutas como abóbora, banana, mamão e laranja, também podem ser acrescentados às refeições castanhas e milho verde.

      Excluir
  6. Bom dia. Tenho uma família.de maritacas no forro do meu quarto.. tá difíci dormir.depois das.4 da manhã. Me preocupo mais com resíduos deixados por elas.
    É prejudicial?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Tenho uma família.de maritacas no forro do meu quarto.. tá difíci dormir.depois das.4 da manhã. Me preocupo mais com resíduos deixados por elas.
    É prejudicial?

    ResponderExcluir