Oi galerinha!

Eu estou aqui pra dizer que neste blog você poderá encontrar tudo sobre animais, e seus abitart.
Esse blog é também uma maneira de ajudar quem pouco sabe sobre seu próprio animal, pois nossas aves, tartarugas que tem a espécie de origem selvagem, possuem uma necessidade maior em relação aos seus cuidados tais como sua alimentação,cativeiro,hábitos diários, e até mesmo o clima a sua volta.Por isso estamos aqui!Pra te ajudar a cuidar e conhecer melhor seus bichinhos desde os maiores até os menores.
Aqui também você ira encontrar informações sobre espécies não domesticáveis e proibidas em cativeiro, porem muito interessantes e belas.
Espero que você se divirta conheço mais o meu blog!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tartarugas



  1. TARTARUGAScuidados,alimentação,caracteristicas entra outras curiosidades:












1.O espaço: O ideal é que o comprimento seja igual ou maior a oito vezes o comprimento do casco do animal, ou seja: um Jabuti com 9 cm de comprimento deve ter um terrário de pelo menos 72 cm. Quando adultos o ideal é uma área externa, o terreiro ou varanda no     caso do jabuti e um pequeno lago ou piscina para as tartarugas.
2.A higiene:  Como qualquer outro animal o ambiente deve ser o mais limpo possível para evitar infecções por fungos e bactérias, parece óbvio, mas pelo fato de serem animais resistentes as pessoas muitas vezes não se preocupam com os cuidados básicos.
3.A temperatura: Por serem animais ECTOTERMICOS  (não são capazes de regular a temperatura do corpo) estão sujeitos às variações de temperatura do ambiente, o que não é bom, pois na natureza eles possuem recursos de evitar essa variação como abrigos, pedras que armazenam calor etc... Para isso torna-se necessário a utilização de aquecedores.
4.A alimentação: Nas lojas existem alimentos industrializados que além de nutritivos são de fácil manejo e armazenagem. Podem ser oferecidos vários vegetais como Agrião, mostarda, couve, espinafre, cenoura, manga, mamão, banana etc. Sempre na seguinte proporção: 90 % de verduras e legumes e 10% de frutas. As rações ficam encarregadas de fornecer proteína animal e sais minerais.
5.ALIMENTAÇÃO=Devem ser evitados o mamão e alface em excesso, pois estes viciam os animais e podem favorecer a diarréia.Um detalhe muito importante é onde adquirir seu animal. Em primeiro lugar nunca adquira animais de contrabando, coletados na natureza, pois estes animais terão grande dificuldade de se adaptar a vida em cativeiro, além é claro de ser proibida a venda bem como aquisição de animais silvestres sem certificado de origem de criadouro legalizado do IBAMA , e o individuo é passível de multa ou até prisão.E em segundo lugar pela assistência necessária, animais desse tipo requerem cuidados específicos que somente profissionais do ramo estão aptos a fornecer.

AS TARTARUGAS AQUATICAS(AQUATERRÁRIO)
As tartarugas devem ser mantidas no que chamamos de aquaterrário – Um aquário que contenha uma espécie de “plataforma” ou “rampa” que a tartaruga possa sair da água e secar seu corpo. O aquaterrário deve possuir um aquecedor que mantenha a temperatura da água e um filtro que a mantenha sempre limpa e sem cheiro.Para tartarugas muito jovens, deve ser utilizada uma fonte de cálcio para fortalecimento da carapaça, o cálcio é encontrado em forma de tabletes que vão sendo dissolvidos lentamente na água.Já os jabutis são ainda mais fáceis de manter, os filhotes devem ser mantidos em terrários ou caixas de madeira, e ao contrário das tartarugas, não precisam de água pra se banhar, o que facilita ainda mais sua manutenção. O fundo do terrário deve ser coberto por um substrato que pode ser grama natural (evitar a artificial), terra batida, casca de árvore triturada, musgo desidrato ou outra forração especifica pra terrário... O aquecimento do terrário pode ser feito por lâmpadas ou pedras aquecedoras específicas para isso.Alojamento:O terrário deve ser construído de acordo com o tamanho do jabuti, sempre maior, com espaço onde ele possa descansar, tenha suas vasilhas de alimentação e onde ele possa andar sem problemas. Você pode acrescentar também um substrato que deixa as necessidades secas e inodoras, pois absorve a urina e desidrata as fezes do animal, o nome do produto é Lixard Litter, pode ser encontrado em petshops. Coloque também vasilhas de louça que vão servir para colocar a água e a comida, devem ter a borda baixa para facilitar o acesso ao animal. Decore também seu terrário com pedras, galhos e plantas artificiais e assegure-se que o terrário ficará em um lugar onde receba luz e calor. O ideal é que você utilize lâmpadas que emitam raios UV.
Higienização:Lavar diariamente as vasilhas de água e comida, assim como limpar o terrário. Procure dar ao animal banhos diários de sol (pelo menos 15 minutos no sol da manha e no final da tarde), porque é importante regular sua temperatura e também para poderem assimilar o cálcio, que é muito importante para que o casco esteja sempre forte, já que é sua principal proteção. O animal pode também tomar banhos semanalmente, com água em temperatura ambiente, deixando-o secar ao sol.
Alimentação:São onívoros, se alimentam tanto de produtos de origem animal quanto vegetal, sendo muito simples encontrar sua comida em mercados ou feiras. Comem carnes, frutas doces, verduras e legumes. Os alimentos devem ser dados em tamanhos não muito grandes e devem ser diversificados a cada semana, se possível. A carne pode ser moída, também comem peixe picado, mas não precisa ser todos os dias, uma vez por semana ou a cada quinze dias é recomendado. Sempre que possível pulverize complexos vitamínicos e cálcio para répteis. Evitar alface e muito mamão, esses alimentos podem favorecer a diarréia, bem como restos de comida humana. Evite deixar sobras, sempre retirando-as quando começarem a ficar velhas. E como todo réptil, seu metabolismo muda de acordo com a temperatura e tendem a se alimentar mais em dias quentes do que nos dias frios. Água a vontade.
Características:São bem conhecidos por sua lentidão, possuem hábitos diurnos e gregários (vivem em bandos) passam o seu tempo em busca de alimentos, principalmente os de cores vermelhas e amarelas. Eles não possuem dentes, no lugar tem uma placa óssea que funciona como uma lâmina para poderem comer os alimentos. São animais muito resistentes, espertos, dóceis, atentos, calmos, pacientes e mansos, aceitam ser afagados, e o melhor para algumas pessoas: não faz barulho. Quando sente a aproximação de um predador ou pressente algum perigo põe as patas, cabeça e cauda dentro do casco, permanecendo inerte, como se estivesse morto.
Dicas e exigencias para montar um terrário: 
O terrário é um recipiente de vidro com pedras, carvão, terra ,plantas e os mais variados tipos de decoração que permite observar o funcionamento do mundo animal de uma tartaruga , jabuti ou cagato. Mas essa não é a única versão, existem outras e cada uma delas possibilita um abitart específico. Por exemplo, modificar um lugar para que pareça natural e fique acongegantes e de acordo com as nesecidade do animal. Outra forma é reproduzir o meio ambiente vegetal e aguatico de forma que pareça natural.


Recadinho:Cuide desses animais maravilhosos e ajudenos a cuidar dos seus habitats para que essa especie não seja extinta as tartarugas,cagados e jabutis são geralmente domesticadas mais caso saiba de maus tratos denuncie não permita que um animal seja mau tratado tanto em casas quanto em seus lares naturais, este animal maravilhoso na mair das vezes é mantido em cativeiro se você tem e e legalizado deve manter ele em um recinto que atenda suas necessidades para que o animal não tenho uma depressão ou fique doente animais também entram em depressão se estiver infeliz e isso pode levar ao óbito do animal.  Preserve a natureza e a fauna brasileira para que esses e outros animais continuem a existir em nosso planeta!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário