Oi galerinha!

Eu estou aqui pra dizer que neste blog você poderá encontrar tudo sobre animais, e seus abitart.
Esse blog é também uma maneira de ajudar quem pouco sabe sobre seu próprio animal, pois nossas aves, tartarugas que tem a espécie de origem selvagem, possuem uma necessidade maior em relação aos seus cuidados tais como sua alimentação,cativeiro,hábitos diários, e até mesmo o clima a sua volta.Por isso estamos aqui!Pra te ajudar a cuidar e conhecer melhor seus bichinhos desde os maiores até os menores.
Aqui também você ira encontrar informações sobre espécies não domesticáveis e proibidas em cativeiro, porem muito interessantes e belas.
Espero que você se divirta conheço mais o meu blog!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Floresta Amazônica


Floresta Amazônica

A floresta amazônica e uma prova que a beleza esta a nossa volta, a amazônica tem uma qualidade unica e especimis maravilhosa mas o desmatamento vem desde de da colonização do Brasil, as pessoas de hoje em dia precisão ter uma coisinha chamada "consciência ecologica",  isto é  cuidar do meio ambiente natural e lindo que as matas , florestas e cerrados nos oferece por que caso o contrario futuramente não teremos mais o prazer de ver essas belezas. 


 


                  A Floresta Amazônica é uma floresta tropical situada na região norte da América do Sul. Ocupa territórios do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
É a floresta equatorial que ocupa a maior extensão do território amazônico. É uma das três grandes florestas tropicais do mundo. É a maior floresta tropical do mundo, enquanto perde em tamanho para a Taiga Siberiana que é uma floresta de coníferas, árvores em forma de cones, os pinheiros.
A floresta Amazônica possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas largas, situadas a aproximadamente 30 metros acima do solo.
A maior parte de seus cinco milhões de km²,ou 42% do território brasileiro, é composta por uma floresta que nunca se alaga, em uma planície de 130 a 200 metros de altitude, formada por sedimentos do lago Belterra, que ocupou a bacia Amazônica entre 1,8 milhões e 25 mil anos atrás. Ao tempo em que os Andes se erguiam, os rios cavaram seu leito, o que originou os três tipos de floresta da Amazônia.
  
  
  


            Os obstáculos impostos à entrada da luz pela abundância de copas fazem com que a vegetação rasteira seja muito escassa, bem como os animais que habitam o solo e necessitam dessa vegetação. A maior parte da fauna amazônica é composta por animais que habitam as copas das árvores, entre 30 e 50 metros. Não ocorrem animais de grande porte, como nas savanas. Nas copas, entre as aves encontram-se papagaios, tucanos e pica-paus e, entre os mamíferos, morcegos, roedores, macacos e marsupiais.

As belezas dessa grande floresta muitas vezes e explorada mas tambem os seus animais e índios que abitam essa terra tem honra de viver ao redor desses lindos animais e uma enorme variedade de árvores e plantas.
      
   
  
  
A fauna e flora amazônicas foram descritas no impressionante Flora Brasiliensis (15 volumes), de Carl von Martius, naturalista austríaco que dedicou boa parte de sua vida à pesquisa da Amazônia, no século XIX. Todavia, a diversidade de espécies e a dificuldade de acesso às copas elevadas tornam ainda desconhecida grande parte das riquezas faunísticas.
  


        O clima na floresta Amazônica é equatorial, quente e úmido, devido à proximidade à Linha do Equador (contínua à Mata Atlântica), com a temperatura variando pouco durante o ano. As chuvas são abundantes, com as médias de precipitação anuais variando de 1 500 mm a 1 700 mm, podendo ultrapassar 3 000 mm na foz do rio Amazonas e no litoral do Amapá. O período chuvoso dura seis meses.
Ultimamente, a Amazônia vem sendo devastada para o plantio da soja e em razão da expansão da atividade pecuária nas fronteiras e em territórios de municípios interioranos.


  
floresta amazônica e Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.Outro problema é a biopirataria na floresta amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.Desmatamento da Floresta AmazônicaA Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.












Floresta Amaz%C3%B4nica Floresta Amazônica   Fauna Flora Fotos
floresta a Amazônica  cobre mais de dois milhões de quilômetros quadrados de superfície da terra, abrangendo oito países sul-americanos. Embora a região não tem estações do ano, o Rio Amazonas sobe e desce em até 30 pés durante o ano, e a variedade de seres vivos pode ser observada com essa mudança. Cada viagem a região da Floresta Amazônica revela novas maravilhas.
Mais de um terço das espécies do mundo, na maior parte plantas e insetos, se encontram na floresta amazônica. E também existem inúmeras espécies de criaturas exóticas como: tucanos, veados e golfinhos. Esta bacia contém a maior parte da biodiversidade do planeta, com 50% de animais de todo o planeta terrestres e espécies de plantas, sobrevivem graças a floresta amazônica. Há mais espécies de plantas em um hectare na Amazônia do que em toda a Europa. Mais de 200 espécies de árvores podem ser encontradas em um hectare da Amazônia. Vinte milhões de pessoas, incluindo inúmeras nações indígenas, também vivem na região.
A diversidade e o contraste da vida na Amazônia é surpreendente. A vitória régia é a maior flor do mundo, com um diâmetro de dois metros. A aranha caranguejeira é maior que uma bola e espécies de macaco pesando 130 gramas tem o tamanho de uma escova de dentes.
A Bacia Amazônica é o maior reservatório de água doce do planeta e cerca de 1/5 de toda a água do planeta corre através do Amazonas. O rio Amazonas tem 4.000 quilômetros de comprimento. Durante as cheias botos e peixes são capazes de nadar pela floresta inundada. Na verdade os peixes são um dos mais importantes polinizadores da floresta comendo frutas das árvores da floresta e dispersando suas sementes.
O chão da floresta é coberta com uma camada fina de plantas que recebe apenas 2%de luz solar. A vegetação em decomposição e organismos que são quebradas em nutrientes utilizáveis. As raízes das árvores ficam perto da superfície. Todo o calor, chuva e humidade tornam a floresta amazônica é  um ecossistema muito rico e o habitat para muitos organismos.
Floresta Amaz%C3%B4nica 1 Floresta Amazônica   Fauna Flora Fotos

Floresta Amaz%C3%B4nica 2 Floresta Amazônica   Fauna Flora Fotos

Floresta Amaz%C3%B4nica 3 Floresta Amazônica   Fauna Flora Fotos

Floresta Amaz%C3%B4nica 4 228x500 Floresta Amazônica   Fauna Flora Fotos

Floresta Amaz%C3%B4nica 5 Floresta Amazônica   Fauna Flora Fotos

Floresta Amaz%C3%B4nica 6 Floresta Amazônica   Fauna Flora Fotos

Um comentário: