Oi galerinha!

Eu estou aqui pra dizer que neste blog você poderá encontrar tudo sobre animais, e seus abitart.
Esse blog é também uma maneira de ajudar quem pouco sabe sobre seu próprio animal, pois nossas aves, tartarugas que tem a espécie de origem selvagem, possuem uma necessidade maior em relação aos seus cuidados tais como sua alimentação,cativeiro,hábitos diários, e até mesmo o clima a sua volta.Por isso estamos aqui!Pra te ajudar a cuidar e conhecer melhor seus bichinhos desde os maiores até os menores.
Aqui também você ira encontrar informações sobre espécies não domesticáveis e proibidas em cativeiro, porem muito interessantes e belas.
Espero que você se divirta conheço mais o meu blog!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ema


Ema


Ema


Espécie: Rhea americana Família: Rheidae Ordem: Rheiformes Alimentação: vegetais, insetos e pequenos vertebrados Habitat: campos abertos e cerrado Distribuição: América do SulNa natur ezaMaior ave do Continente Americano, o macho tem penas mais longas no pescoço, que é mais grosso que o da fêmea. Vive em grupos, formados por um macho e por algumas fêmeas. O macho choca os ovos - até 60 - sozinho, geralmente começando a incubação 5 a 8 dias após o início da postura. Não voa, mas corre velozmente, como defesa contra os predadores.No ZôoVivem numa área de 8ha, denominada Fazenda Mirim, onde dividem o espaço com outras espécies nativas, como a capivara e a anta. A reprodução ocorre no recinto. Após a eclosão dos ovos, o pai e os filhotes são transferidos para um recinto menor, para um melhor controle da alimentação.



                 A Ema é o maior pássaro nativo da Austrália e, depois da Avestruz, a segunda maior ave que vive hoje. Habita a maioria das áreas menos povoadas do continente, evitando apenas a floresta densa e o deserto severo.                São aves castanhas, de penas macias, que alcançam de 1.5 a 2 metros de altura e pesam até 60 kg, com o macho marginalmente menor. 

                São nómadas oportunistas e seguem a chuva, alimentando-se de grãos, flores, frutas, insectos e o que mais houver disponível. Eles são capazes de viajar grandes distâncias de forma rápida e económica e, se for necessário, pode correr a 50 km/h.


                O casal cruza a cada um ou dois dias e, no segundo ou terceiro dia, a fêmea põe um ovo verde-escuro, muito grande e de casca grossa, pesando cerca de meio quilograma. O macho fica choco por volta do sétimo ovo e começa a chocar os ovos. Daí em diante, ele não come, bebe ou defeca, e só levanta para virar os ovos, fazendo isso cerca de 10 vezes por dia.


                 Nas 8 semanas seguintes, ele sobreviverá da gordura corporal acumulada e qualquer orvalho da madrugada que ele possa alcançar do ninho, perdendo até um terço de seu peso e ficando cada vez mais fraco e confuso.A fêmea continua pondo ovos, mas não cruza mais com o macho depois de ele começar a chocar os ovos.


CARACTERÍSTICAS
Comprimento: até 1,50m
Envergadura: 1,50m
Peso: até 25 kg
Plumagem: cinzento e castanho
Período de incubação: 40 dias
A ema é uma ave corredora que vive nas planícies da América do Sul, do Brasil até o sul da Argentina, vive nas regiões campestres e cerrados. Embora possua grandes asas, ela não voa.
Usa as asas para equilibrar-se e mudar de direção na corrida. Se faz muito calor, a ema dorme durante o dia e sai à noite para alimentar-se de insetos, roedores, répteis, capim e sementes.
Bebe pouca água. Suas penas são usadas para decoração. Sua carne, embora muito mole,é comestível. É considerada a maior ave brasileira.
Em outubro, no começo da época de acasalamento, o macho reúne um harém de 5 ou 6 fêmeas, ecolhe um território e faz o ninho.
Em liberdade, as emas vivem em grupos mais ou menos grande. Na época do acasalamento, os noivos abrem as asas e dão os seus passos de dança. Também cantam à moda dêles para as noivas (as notas do canto parecem roncos).
Quando o ninho está cheio de ovos, cerca de uma dúzia, ele afasta as fêmeas e começa a chocá-los. os filhotes saem seis semanas depois e são cuidados pelo pai. Em dois anos estão adultos. Os ovos são brancos e pesam 600 gramas. Os que não vingam são colocados para fora do ninho e, ao quebrarem, atraem muitas moscas, cujas larvas, posteriormente, irão alimentar os filhotes.
Esta espécie é onívora, ou seja, come de tudo: sementes, folhas, frutos, insetos, roedores, moluscos, terrestres e outros pequenos animais. Além disso, a Ema come muitas pedrinhas, que servem para facilitar a trituração dos alimentos.
E, devido a este hábito, ela não resiste à tentação de engolir também outros objetos miúdos.
A ema está na lista dos animais que estão em perigo de extinção.
Origem
Ema é a maior ave das Américas. No mundo, só perde para o primo Avestruz. Pertence a ordem dos Rheiformes, à família Rheidae e à espécie Rhea americana.
Utilidades
Carne
É um pouco mais fibrosa que a de outras aves, como a galinha, mas tem bom sabor e faz parte de pratos tradicionais em muitos Estados brasileiros
Ovos
São riquíssimos em proteína e bastante grandes (pesam 400 a 700 g, cerca de quinze vezes o da galinha);
Pele
Depois de curtida, dá excepcional matéria-prima para bolsas, sapatos, cintos e casacos. É tão resistente quanto os couros tradicionais, mas, por ter granulação fina, é mais suave e macia.
Penas
Servem para espanadores e outros artefatos, inclusive adornos de roupas femininas e fantasias. Cada ema tem 110 a 120 penas por asa e as maiores chegam a 60cm.
Pepsina
Na ema a pepsina é encontrada em grande quantidade podendo ser aproveitada pela indústria farmacêutica na fabricação de digestivos.
Reprodução
Na época de acasalamento, enquanto a fêmea permanece altiva e dengosa - fazendo ares de quem não esta nem aí -, o macho joga todo seu charme numa dança tão vigorosa quanto atrapalhada em torno da namorada, quando abre as asas e eriça as penas da cabeça.
Depois de formar seu harém, no entanto, o macho vira um doce. É ele quem constrói o ninho, choca os ovos e cria os filhotes. O ninho é simples: um buraco no chão para ser usado por todas as esposas.
Durante a choca, que ninguém se arrisque a chegar perto, porque o papai ema fica uma fera e ataca com violência. Depois que terminam - e enquanto o macho se dedica à choca e criação da eminhas -, as fêmeas, livres e desimpedidas, saem um busca de outros maridos.
Filhotes
Nos primeiros dias de vida, os filhotes têm penugem amarelada e rajada de negro. Com o tempo, as penas vão ganhando a cor acinzentada definitiva. Em um ano, estão maduros sexualmente e alguns atingem o peso máximo - cerca de 36 quilos - aos dezoito meses, com 1,30 metro de altura ( se medir desde a cabeça, dá mais de 2 metros).
Os filhotes são muito sensíveis à umidade, porque as penas de ema, ao contrário das da maioria das aves, não são impermeáveis. Os períodos de chuva prolongados podem ser mortais para eles.
Alimentação
A ema é onívora, isto é, come de tudo: de vegetais a animais pequenos como preás, lagartos, ratos e insetos. Também come cobras, embora não sejam sua especialidade. Tem preferência por gramíneas e leguminosas rasteiras e faz a festa, depois das chuvas, com as plantas tenras que nascem primeiro.
Com os cactos, ela mata, ao mesmo tempo, a fome e a sede.
Quando criada em cativeiro, pode ser alimentada com ração de perus, forragens verdes e leguminosas. No primeiro ano de vida, exige alimentos ricos em cálcio e fósforo para fortalecer os ossos: por ter crescimento muito rápido e alcançar bom peso, sua pernas tendem a entortar.
Não convém deixar nas proximidades objetos metálicos coloridos ou brilhantes, porque a ema engole tudo que lhe chame muito a atenção, já que quase não tem paladar. O acúmulo de peças de metal no seu estômago provoca-lhe, muitas vezes, a morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário