Oi galerinha!

Eu estou aqui pra dizer que neste blog você poderá encontrar tudo sobre animais, e seus abitart.
Esse blog é também uma maneira de ajudar quem pouco sabe sobre seu próprio animal, pois nossas aves, tartarugas que tem a espécie de origem selvagem, possuem uma necessidade maior em relação aos seus cuidados tais como sua alimentação,cativeiro,hábitos diários, e até mesmo o clima a sua volta.Por isso estamos aqui!Pra te ajudar a cuidar e conhecer melhor seus bichinhos desde os maiores até os menores.
Aqui também você ira encontrar informações sobre espécies não domesticáveis e proibidas em cativeiro, porem muito interessantes e belas.
Espero que você se divirta conheço mais o meu blog!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Iguana Marinha


Iguana Marinha










Nome Popular: Iguana Marinha
Nome científico: Amblyrhynchus cristatusOnde vive: Vivem em zonas rochosas em beira mar, no arquipélago das ilhas Galápagos
Tamanho: Até 1,40 m
Peso: Cerca de 4 kg
Filhotes por gestação: Entre 1 a 6 ovos que demoram até 4 meses para eclodir.


Este animal é o único lagarto do mundo que tem hábitos marinhos[¹]. Ele é pecilotérmicos, (ectotérmicos), e sendo assim pode passar apenas um determinado tempo no mar gelado, depois tem que ficar exposta ao sol para poder se reaquecer. Quando está fria, ela não consegue se mexer muito bem e por isso fica vulnerável à ataques de seus predadores e isso muda seu comportamento, ela fica muito mais agressiva e ataca à qualquer um que esteja em seu alcance. Quando muito, podem mergulhar numa profundidade com mais de 15 metros e prender a respiração por 30 minutos.


Ela é herbívora, se alimenta mordiscando algas marinhas incrustadas nas rochas expostas na maré baixa, ou mergulha até o leito da costa para encontrar alimentos mais ricos (segundo I Love Répteis). Apenas as maiores iguanas mergulham para comer, pois para elas a perca de calor não tão grande e podem submergir até 25 metros, onde há mais algas e menos concorrência. As menores (que são cerca de 95% do total) esperam a maré baixa. Ou seja, de acordo a perca de calor relativa ao tamanho é que definirá o modo de alimentação de cada individuo.


A água onde mergulham é extremamente fria por causa das correntes marítimas, apesar de estar próximo à linha do equador. No mar quando se alimentam também acabam ingerindo uma quantidade de sal em excesso, que seria tóxico se ela não o eliminasse através de uma glândula que existe no seu nariz por espirros.


O mês que se reproduzem é dependente da ilha em que se encontram, mas nesta época o macho fica com cores mais fortes afim de chamar a atenção das fêmeas. As fêmeas enterram seus ovos mais no interior da ilha, na areia ou em buracos vulcânicos e ficam vigiando durante alguns dias, mas depois os deixa. Os filhotes nascem, com características e movimentos que os assemelham aos adultos.


Uma das coisas que realmente se tornou uma ameaça para estes animais foi a introdução de novos predadores, como cães, gatos e ratos, (mesmo que geralmente fiquem onde humanos estejam), que comem os filhotes e os ovos. Isso acabou por fazer um declive na população, mas, apesar disso, segundo a IUCN, não se sabe se a tendência da população. E, vivendo nas ilhas de Galápagos, estão em território protegido, uma das 


[¹] Existem quatro ordens entre os répteis, entre elas a ordem Crocodilia , que abrange os crocodilos, gaviais e jacarés com cerca de 23 espécies; a ordem Rhynchocephalia, com os tuataras, apenas 2 espécies; a ordem Squamata, que incluem lagartos (como o a Iguana Marinha) e serpentes, cerca de 7 600 espécies e a ordem Testudinata, com as tartaruagas, com cerca de 300 espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário