Oi galerinha!

Eu estou aqui pra dizer que neste blog você poderá encontrar tudo sobre animais, e seus abitart.
Esse blog é também uma maneira de ajudar quem pouco sabe sobre seu próprio animal, pois nossas aves, tartarugas que tem a espécie de origem selvagem, possuem uma necessidade maior em relação aos seus cuidados tais como sua alimentação,cativeiro,hábitos diários, e até mesmo o clima a sua volta.Por isso estamos aqui!Pra te ajudar a cuidar e conhecer melhor seus bichinhos desde os maiores até os menores.
Aqui também você ira encontrar informações sobre espécies não domesticáveis e proibidas em cativeiro, porem muito interessantes e belas.
Espero que você se divirta conheço mais o meu blog!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Hiena Malhada


Hiena Malhada

      


Nome Popular: Hiena Malhada


Nome científico: Crocuta crocuta

Onde vive: Preferem as áreas menos densas, como as savanas do Centro Sul da África

Tamanho: Atingem até 1,5 m de comprimento e 80 cm de altura

Peso: Cerca de 70 kg

Filhotes por gestação: Geralmente dois, embora possam ter até quatro. A duração da gestação fica em torno de três meses.


Apesar da fama de caniceira, ela é uma excelente caçadora. Embora não seja muito rápida, geralmente não atingindo mais de 60km/h, sua mandíbula e seus dentes são muito desenvolvidos, dando à ela uma mordida extremamente forte, com as quais, ao contrário dos outros felinos que dividem o território com ela, raramente a presa escapa. Sendo carnívora, seu cardápio varia bastante, preferem atacar os gnus, búfalos, zebras e até as girafas. Se tiverem chance comem os filhotes de seus concorrentes também, como os mabecos, guepardos, leopardos e de seus vizinhos com quem mantêm maior hostilidade, os leões. Ainda assim podem comer o resto que esses felinos deixam, e pela força da mandíbula podem devorar até os ossos das presas e este papel é muito importante para limpeza do terreno.


A aparência deste animal também não ajuda na sua reputação, seus pelos marrom dão-lhe um aspecto sujo e seu cheiro é desagradável pois ao contrário de outros animais não mantêm uma higiene nos seus pelos, fazendo com que o sangue das vitimas apodreçam nela. Fora isso já era mau visto pelas tribos indígenas da África, pois dentre os outros sons que faz, o seu som mais comum que parece com risadas, fizeram com que se acreditasse que a hiena era um animal que transportava maus espíritos.
As hienas vivem em uma sociedade em que as fêmeas dominam o grupo; chamamos isso de sociedade matriarcal, apesar de que na sociedade das hienas há ainda subdivisões familiares. Muitas vezes acontece do grupo chegar a ter cem animais, mas caçam de acordo com as subdivisões de cada família, e assim que acaba a caçada logo voltam para o grupo da matriarca.


As hienas dessa espécie tem um comportamento complexo, com um conjunto de posturas. Se se sentirem ameaçadas abaixam as orelhas e mostram os dentes como se estivessem a rosnar. Se forem atacadas e estiverem em fuga, correm com a traseira abaixada no seu típico andar mancante. Nos ataques as orelhas ficam a postos, a boca sempre fechada e os pelos eretos. Em outros momentos a cauda fica abaixada. A cauda ereta não quer dizer sempre um encontro hostil, já que se foi visto este comportamento em encontros amigáveis.

Fora a postura há vários tipos de sons, além das "risadas" que elas produzem em determinadas horas, que vão dos uivos que usam sem situações aparentes, uivos rápidos que precedem ataques, grunhidos que ameaçam algum impostor no grupo, as próprias risadas que fazem quando estão sendo perseguidas eu encontram leões, etc.


Muitos fazendeiros apresentam queixas sobre ataques de hienas aos seus gados, mas isso não pode ser provado, pois é difícil de se saber se a própria hiena matou o gado ou se só está comendo os restos da caçada que outro animal fez. De qualquer forma, isso faz com que matem muitas hienas brutalmente, e segundo o a IUCN, a espécie Crocuta crocuta está decrescendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário