Oi galerinha!

Eu estou aqui pra dizer que neste blog você poderá encontrar tudo sobre animais, e seus abitart.
Esse blog é também uma maneira de ajudar quem pouco sabe sobre seu próprio animal, pois nossas aves, tartarugas que tem a espécie de origem selvagem, possuem uma necessidade maior em relação aos seus cuidados tais como sua alimentação,cativeiro,hábitos diários, e até mesmo o clima a sua volta.Por isso estamos aqui!Pra te ajudar a cuidar e conhecer melhor seus bichinhos desde os maiores até os menores.
Aqui também você ira encontrar informações sobre espécies não domesticáveis e proibidas em cativeiro, porem muito interessantes e belas.
Espero que você se divirta conheço mais o meu blog!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Tucanuçu


Tucanuçu

Os tucanos são, junto com as araras e papagaios, um dos símbolos mais marcantes das aves do continente sul-americano. Seu colorido, o formato e tamanho do bico chamam a atenção com facilidade, tornando-os inconfundíveis.


O tucanuçu é o maior deles, vivendo em todo o Brasil Central e partes da Amazônia. No Pantanal está a sua maior população, podendo ser encontrado até no interior das cidades, em rápidas visitas a pomares e árvores com frutos. Além dessa fonte alimentar, caçam insetos, pequenos vertebrados e não hesitam em saquear os ninhos de outras espécies, comendo ovos e filhotes. Devido a essa característica, são prontamente perseguidos pelas aves em período reprodutivo. De setembro a novembro é comum observarmos os tucanos voando e um grupo de aves atacando-os duramente, chegando a arrancar tufos de penas de suas costas.


O bico corresponde a quase metade do tamanho do tucanuçu, destacando-se pela sua cor amarelo alaranjada com algumas faixas avermelhadas e grande mancha negra na ponta (no adulto – foto). Apesar do tamanho, é muito leve, devido à estrutura interna, onde existem grandes espaços vazios. O tucano usa-o com grande habilidade, apanhando desde pequenas presas até separando pedaços de alimentos maiores. Suas bordas são serrilhadas e a força do tucano corresponde a seu tamanho. Para ingerir o alimento, lança-o para trás e para cima, em direção à garganta, enquanto abre o bico para o alto.

Usa ocos de árvores para colocar seus dois ovos por postura. Ocupa locais abertos por outras aves, em especial araras e papagaios. Os filhotes nascem sem penas e ainda de olhos fechados. Saem do ninho após cerca de 45 dias de nascidos, menos coloridos do que os pais e com bico todo amarelo.


Vivem em casais no período reprodutivo, formando bandos após a saída dos filhotes dos ninhos. Comunicam-se com chamados graves, parecendo um pouco o mugido do gado (vindo daí o nome goiano de tucano-boi). Os ocos também são usados para dormir, quando a grande ave dobra-se de tal forma que diminui o seu tamanho em dois terços. Inicialmente, coloca o bico sobre as costas e, em seguida, cobre-se com a cauda. Essa posição de dormi também é usada quando dorme no meio das folhas da parte superior da copa das árvores.

Um comentário:

  1. As pessoas podem encontrar um desse tucanos em todo lugar eles são de uma população enorme tanto nas cidades quanto nos campos!!

    ResponderExcluir